top of page

Noventa minutos históricos e uma virada categórica: Flamengo 3 x 1 Chelsea

  • Writer: Igor Schulenburg
    Igor Schulenburg
  • Jun 21
  • 2 min read

Updated: Jun 23

Algumas vitórias não ocupam apenas espaço na memória. Elas definem gerações. Elas passam a fazer parte da própria identidade de quem carrega esse escudo no peito. Ela forma novos torcedores. Ativa novas sensações. E fazem a gente entender o motivo pelo qual amamos tanto esse esporte. O motivo pelo qual o vermelho e preto está cravado no peito.


ree

Na Filadélfia, o Flamengo não só venceu o Chelsea. O Flamengo se impôs. Dominou. Jogou um futebol que não aceita contestação. E pra quem ainda não conhecia, esse é o Flamengo. Quando você ouvir falar em "tem que jogar com o DNA Flamenguista", "Jogar como 'Flamengo'", agora você sabe ao que se refere. Porque a partida de ontem é uma das maiores dos quase 130 anos do Clube de Regatas do Flamengo.


Os ingleses até saíram na frente. E, por alguns minutos, acreditaram que poderiam controlar a história. Talvez pelo nosso medo que, de uma hora pra outra, o Flamengo deixasse escapar esse Flamenguismo todo. Mas história não se compra. Não se constrói só com cifras. Ao trocar nosso brasão pelo do América do México, os ingles quiseram provocar. Afinal, pra eles quem seria de fato o Flamengo? Let me tell you who is Flamengo... THIS IS FLAMENGO, nice to meet you buddy. História é algo que se carrega na camisa, na arquibancada, na alma de quem nunca deixou de acreditar.


ree

O primeiro tempo foi inteiro do Flamengo, com posse, controle e chances. O gol não saiu, mas a impressão era clara: havia um time jogando. E outro resistindo. Na volta do intervalo, o jogo encontrou seu caminho. Bruno Henrique, que nem vivia seus melhores dias, entrou pra lembrar que jogadores como ele se medem nos grandes palcos. E ele é o cara dos grandes palcos, dos clássicos, do jogo grande de verdade. É idolo, MUITO ídolo. Empatou. E, pouco depois, participou da jogada que virou o jogo. Sim, em poucos minutos viramos o jogo, o que evocou aquela sensação de 2019. E que vai ficar pra sempre guardada na memória. Deuses do futebol, meu recado pra vocês: obrigado por eu simplesmente estar aqui e poder ser parte viva disso.


O Flamengo seguiu. Cresceu. Aumentou. E quiseram estes mesmo Deuses, que um cria rubro-negro fechasse a conta derrubando os Blues. O gol de Wallace Yan selou uma das atuações mais expressivas de todos os tempos, mundos e galáxias.


Quando se fala que o Flamengo colocou os ingleses na roda, não é força de expressão. É constatação. É aquilo que se viu. E que, quem viu, vai saber explicar. O placar não contou toda a história. Mas quem assistiu... entendeu exatamente o que aconteceu.


O Chelsea? Assistiu. O Flamengo? Jogou. Fez história. E se algum dia te perguntarem o que é o Flamengo, você pode responder com segurança: é isso. É exatamente isso.

Comments


bottom of page