top of page

Flamengo x Inter: a sequência histórica de três jogos e a rivalidade interestadual centenária

  • Writer: Maiara Ramos Siqueira
    Maiara Ramos Siqueira
  • Aug 12
  • 2 min read

ree

A sequência de três jogos entre Flamengo e Internacional que se avizinha representa muito mais do que uma simples eliminatória de Libertadores, e rodada qualquer no Brasileirão. É o reencontro entre dois gigantes do futebol brasileiro que protagonizam uma das rivalidades interestaduais mais equilibradas e tradicionais do país, com um histórico de 111 confrontos que remete a 1937.

O primeiro duelo entre as equipes aconteceu em um amistoso no Estádio dos Eucaliptos, em Porto Alegre, e terminou em empate por 2 a 2, com gols de Pirillo e Salvador para o Inter, e Novo e Cosso para o Flamengo. Desde então, foram mais de oito décadas de confrontos marcados pelo equilíbrio absoluto: 39 vitórias do Inter, 38 vitórias do Flamengo e 33 empates.


Historicamente, os clubes já se enfrentaram em momentos decisivos que marcaram época. O duelo mais emblemático foi a controversa final da Copa União de 1987, quando o Flamengo venceu por 1 a 0 no Maracanã e conquistou o título. Cinco anos antes, em 1982, também pelo Brasileirão, o Rubro-Negro eliminou o Inter por 3 a 2 e se classificou para as oitavas de final. Na Libertadores, os confrontos mais recentes remontam a 2019, quando o Flamengo eliminou o Internacional nas quartas de final com gols de Bruno Henrique na ida e Gabigol na volta, superando o gol de Lindoso.


A situação atual dos confrontos, porém, mostra um cenário desfavorável para o Flamengo. O Rubro-Negro não vence o Internacional há mais de três anos - a última vitória foi em novembro de 2021, por 2 a 1, com gols de Gabigol e Andreas Pereira. Nos últimos cinco jogos entre as equipes, são duas vitórias do Inter, três empates e nenhuma vitória flamenga, incluindo o empate por 1 a 1 no primeiro turno do Brasileirão 2024.

ree

Em mata-matas ao longo da história, foram seis confrontos diretos valendo classificação, com vantagem para o Flamengo: quatro classificações rubro-negras contra duas coloradas. O Inter eliminou o Fla na Copa do Brasil de 2009 (2 a 1 no Beira-Rio após empate sem gols no Maracanã) e na Seletiva da Libertadores de 1999. O Flamengo levou a melhor na Copa União de 1987, nas quartas de final da Copa do Brasil de 1996 e 1997, e nas quartas de final da Libertadores de 2019.


Agora, pela terceira vez na história da Libertadores, as equipes voltam a se enfrentar. A primeira foi em 1993, quando o Flamengo venceu no Maracanã por 3 a 1 e avançou como líder do grupo, eliminando o Inter. A segunda, em 2019, resultou na classificação rubro-negra após vitória por 2 a 0 na ida e empate em 1 a 1 na volta.


O técnico Filipe Luís, que em 2019 estava em campo defendendo o Flamengo contra o Inter, agora comanda o Rubro-Negro e avalia o confronto como "muito igualado", destacando que são "dois times históricos e em igualdade de condições". A sequência de jogos promete reacender uma rivalidade que, mesmo sem fanatismo regional, carrega o peso da tradição e do respeito mútuo entre duas grandes camisas.

Comments


bottom of page