A demonização do Flamengo sob um olhar Rubro-Negro
- Igor Schulenburg

- Oct 14
- 1 min read

O Flamengo bloqueou R$ 77 milhões da Libra na Justiça — e, em poucos dias, virou o vilão nacional. Palmeiras e São Paulo chamaram o clube de “mesquinho”, e boa parte da mídia embarcou na narrativa do Fla ganancioso. Mas há um detalhe que quase ninguém destacou: o estatuto da própria Libra tinha uma lacuna grave no critério de audiência.O curioso é que o advogado da liga já havia alertado, ainda em 2024, que essa falha poderia gerar um problema judicial. Foi ignorado. Flamengo hoje
Sem a unanimidade exigida pelo estatuto, a Libra aprovou a divisão mesmo assim — e começou a distribuir o dinheiro. O Flamengo reagiu e pediu o bloqueio até que a regra fosse esclarecida. Ironia: sem o Fla, o contrato da liga perderia cerca de R$ 277 milhões por ano.Leila Pereira pode dizer que “joguem sozinhos”, mas todo mundo sabe: uma liga sem o Flamengo é inviável financeiramente.
No fim, a demonização é o preço da hegemonia. Mas talvez tenha sido preciso o “vilão” chacoalhar a liga para que, enfim, as regras sejam definidas com transparência.
O estudo completo, com todos os dados, linha do tempo, e todas as informações estão em forma de Web Site. TUDO que você precisa saber pra não ter que ficar ouvindo jornalista palmeirense fazendo fiasco e inventando narrativas.




















Comments